6 de janeiro de 2011

Joelho de porco defumado (para Isabel)


Essa foi a estrela da ceia de reveillon! Todo mundo comeu rezando, talvez por sermos todos muiiiiiito mineiros, chegados mesmo a um joelho de porco e coisa e tale... Na tendência moderna de que menos é mais, nossa estrela arrasou pela simplicidade com que foi executada, agradando ainda mais esta que vos fala!

Eu nem ia postar esse joelho, de tão simples que foi, mas a querida Isabel, leitora já fiel deste tão recente blog, me pediu a receita. Como já contei que pedidos relativos a comida soam como ordem para mim : ), ei-la!

Foi o seguinte. Senta primeiro, que lá vem história... Liguei pra Cuíca, uma amiga mestra no assunto, para saber como ela fazia o joelho de porco que era sucesso em todas as reuniões que a tínhamos como anfitriã (só de passagem, essas reuniões são ansiosamente esperadas por todos nós!)... Pois bem, daí que ela, muito singela, me explicou que sendo o joelho (ou qualquer carne) defumado, o lance era só embrulhá-lo todo em papel alumínio, fechar bem, dobrando as bordas por cima, colocar numa assadeira e levar ao forno pré-aquecido, de médio a alto, por 35 minutos.

Mas como assim? - perguntei. Não vai ressecar não, comadre?
Não, - disse ela - a própria água da carne forma um vapor que cozinha e amacia tudo.

E assim foi! Ah, ela ainda disse que joelho tem que ser servido BEM quente, senão não rola, heim?!

Dito e feito. Fiz como Cuíca mandou e fiquei bem contente com o resultado! Servi com molho barbecue, feito de verdade, com receita gringa e tudo. Mas vou ficar devendo por enquanto, pois esqueci de tirar foto! : (
Viu, Isabel, é mais história do que receita! hohoho!

****
Ah, este post inaugura um marcador novo, sugerido pelo marido: CTM ou cozinha tradicional mineira!

****
Ops! Crédito da foto: Estêvão! Vou fechar parceria com o Estebito... que acha, cumpadre?

6 comentários:

Aldinha disse...

Olá Larissa!!!!
Feliz ano novo para vc e seu amor!!!
Me conta: aonde vc comprou joelho de porco, foi no mercado central?
Eu necessito da receitinha gringa de barbacue!!!!
Vc depois regou o molhinho no joelho ou deixou para as pessoas servirem?
Bjukitas...

estebito disse...

A parceria tá certa. Em breve algumas fotos poderão ser substituídas por vídeos. Chic hein!! O projeto está de pé!! Vai ser "muito" massa, ou "muita" né!!!! Já vi que vou engordar ainda mais no final das contas.

Anônimo disse...

Então Larissa, super facil heim ? Mas, onde voce comprou ? Nunca vi nos supermercados...
Vou te enviar a receita da Maminha e a foto do Panetone... Isabel

Sinara Dutra disse...

Oi Larissa! Feliz ano novo sua lindinha!
Bom, faço minhas as palavras da Alda,necessito da receito do molho barbacue! Liiinda a sua ceia!
Mil beijos!

Josy disse...

Ué Lá, gostei da idéia dos vídeos que o estevão comentou, iria ficar bem legal !!!
Bjoka

Larissa disse...

Ei Alda!! Feliz ano novo, querida, para você e seu love também! Para você e Isabel: meu marido comprou o joelho da irmã de um amigo dele, que defuma carnes artesanalmente... mas dá pra achar sim no mercado central e também no mercado de contagem.

Tenho umas costelas defumadas me esperando ali na geladeira, Aldinha... daí faço o molho de novo, fotografo e passo aqui pra você, tá?!

Estebito, o Edu me contou ontem dos planos do vídeo, digo, do estilo né?! AMEI! Vamo pôr em prática djá!

Isabel, fico aguardando, heim?! se deixar, posto aqui suas receitas... = )

Ei Sinara!! Feliz ano novo, gata! Pode deixar que passo a receita do molho logo logo!

Então, Josy, não é ótimo? Ter amigo chic é outra coisa né?! bjos!

Bjos pra todos!