22 de dezembro de 2011

Sugestões para a ceia de natal e de ano novo

Neste ano eu não vou fazer ceia de natal ou ano novo aqui em casa. Assim, não vou precisar preparar um cardápio inteiro para nenhuma das duas festas. Não que eu não goste (na realidade, eu adoro!), mas digamos que isso trouxe uma certa leveza para a anfitriã que habita minha pele... (há!)

Bom, mas como tenho alma de anfitriã, sempre pesquiso algumas ideias... eu simplesmente não consigo deixar de pensar nisso tudo. E daí resolvi compartilhar aqui com vocês, para o caso de alguém precisar de umas dicas. Ainda dá tempo, não dá?? = )

Minha intenção é fazer um roteirinho para você preparar sua festa de final de ano. As fotos de decoração são do site da Martha Stewart. Seguem as dicas:

1) Arrume um tema, por exemplo, para o reveillon, pode ser festa brasileira, festa glamour, festa disco, etc. Ou então, pense na combinação das cores: imagine uma festa toda em branco, ou toda em dourado ou prata, ou ainda numa festa toda turqueza com rosa... não ficaria lindo? Também adoro verde ou roxo com dourado! Glamour total!
 
Exemplo de mesa decorada toda em cor-de-rosa


Aqui, numa combinação tradicional: verde e vermelho!
2) Pense num bom serviço de mesa: na cor das toalhas, na prataria (se preferir, mescle descartáveis com o que você tem), em porta-guardanapos inusitados, laços, flores, velas... Também fica muito legal espalhar vários arranjos solitários de flores em vasos pequenos.


3) Para dar um toque especial, pense em espalhar biscoitos da sorte pela mesa, ou oferecer confeti de chocolate em saquinhos personalizados, também vale usar taças de champanhe com marcadores coloridos ou nas cores da festa, que podem ser personalizados com os nomes de cada um. Use rolhas como marcadores de lugar (é só etiquetá-las com os nomes dos seus convidados) ou como descritores dos pratos servidos. Fica charmoso! (fonte: eudecoro.com)

4) Para entreter seus convivas, abuse de balões, apitos, plumas, confetis, cornetas e não se esqueça da contagem regressiva!!

Algumas sugestões de comidinhas são:

Um bom gratinado de bacalhau tem seu lugar não é não? Já postei uma receita aqui no blog, é só pesquisar aí na barra à sua direita. Essa vai ser, inclusive, minha escolha para o almoço do dia 25. Para outra sugestão de modo de fazer, é só clicar aqui. As fotos são do site mdemulher.abril.com.


Nesse mesmo endereço você pode encontrar uma receita muito boa de bacalhau a Bras, que é basicamente uma mistura de bacalhau com ovos, azeitonas pretas e batata palha bem crocante:


Para o arroz, que não pode faltar, recomendo as sugestões festivas desse site. Minhas escolhas seriam ou o arroz com calabresa, favas e cebolas caramelizadas:

Ou o arroz com lentilhas, passas e castanhas... hum, essa é especial para o ano novo, não acham?

E então, curtiram as dicas? Espero que tenham ajudado. O buscador do blog, aí do lado direito, também pode ajudar bastante. Feliz Natal para todos!!

3 comentários:

Raquel disse...

Ótimo post, amiga.

Anônimo disse...

Larissa, um Feliz 2012 para voce, e todos os seus. Que o Senhor te cubra com toda sorte de bençãos. Isabel

Larissa disse...

Obrigada, Isabel!! Feliz 2012 pra vc também! Beijos!

Raquel, amiga, obrigada!